Matrículas Abertas

Início de Tudo

A Escola Billy Gancho – Núcleo Comunitário Dom Bosco, nasceu da iniciativa da Mantenedora Associação Irmãs da Mãe Dolorosa da Ordem Terceira de São Francisco em 19 de março de 1986 junto a um grupo da comunidade Católica de Nova Xavantina.

É uma presença relevante e questionadora no trabalho educacional e social na região, suas instalações se ampliaram em função da demanda da comunidade.

Graças a colaboração de pais e alunos da escola, muitos objetivos estão sendo alcançados e realizados, projetos e sonhos se transformando em realidade.

Acreditamos que “todos nós somos educadores e educamos bem mais com exemplo que com palavras”. É verdade que pela ação, pelo exemplo se educa bem mais do que pelos conselhos.

professores2-min

de Ensino

Em conformidade com a metodologia focada na aprendizagem significativa, o nosso fazer pedagógico se coloca a serviço da formação das habilidades cognitivas e reflexivas em cada parceiro do diálogo investigativo, bem como, a serviço da consciência política e da presença cidadã. Dessa forma, o educador assume compromisso com a educação para a sociabilidade humana, lutando contra a tendência do individualismo moderno e contemporâneo. Portanto, educar para a cidadania, é educar para a construção de competências, que irão se verificar nas habilidades práticas, tais como:

➤ Saber conviver;
➤ Aprender a dialogar;
➤ Saber trabalhar em equipe;
➤ Construir soluções para conflitos e impasses;
➤ Construir consensos.

Inclusão Social

A forma como a aula acontece, sua estrutura e dinâmica devem sinalizar, por si só, o espaço democrático do direito, da ativa e decisiva participação de todos. Portanto, é preciso que a sala de aula seja reflexão e antecipação da sociedade ideal, sem exclusões, sem preconceitos ou discriminações de qualquer natureza – étnico-racial, orientação sexual, ideológica, religiosa, dentre outros. No processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico considerou-se de suma importância o cumprimento dos dispositivos legais que regem a educação nacional e o que determina o Regimento Interno da escola.

O currículo da Escola é constituído pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contempla os estudos de: Linguagens – Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física, Matemática, Ensino Religioso, Ciências Humanas – Filosofia, Ciências, História e Geografia. A escola oferece turmas de Ensino Integral em que, em um turno os alunos estudam a matéria do currículo escolar e no contra turno fazem atividades diferenciadas como: jogos, artes, inglês, estudo dirigido e momentos recreativos.

inclusao-min